Porque a Portuguesa não aparece na mídia?

Amigos de Canindé.

Acredito que todos nós vivemos situações em comum quando colegas de trabalho, vizinhos ou o cara da oficina mecânica fica sabendo que torcemos para a Portuguesa. Além das conhecidas perguntas “Sério que você torce para a Portuguesa?” e “Seu pai tem uma padaria?” Vem a pergunta que mais irrita: “Como você acompanha a Portuguesa?”.

Repare o quão profunda é essa pergunta.

A mídia atualmente nos promove uma overdose de futebol. São programas de rádio, TV (aberta e fechadas) e sites de internet nos bombardeando notícias em tempo real sobre o esporte mais querido do brasileiro.

Porém, podemos declarar que estamos sobe monopólio de cobertura de Flamengo, Corinthians, São Paulo, Vasco, Santos, Fluminense, Botafogo, Palmeiras, Cruzeiro, Atlético-MG, Inter e Grêmio. Você é torcedor destes clubes? Pode parar de ler por aqui. Pois todos os dias são reportagens, estatísticas, históricos, transmissões de treinos e entrevistas. No final do dia você sabe até a cor da cueca dos jogadores.

Um nível abaixo destes, você tem os demais clubes que em seu cotidiano enfrenta estes clubes de elite ou estão situados em praças importantes Atlético Paranaense, Coritiba, Goiás, Figueirense, Chapecoense, Vitória, Bahia, Santa Cruz, Sport, Náutico e Ponte Preta.

No terceiro escalão vem os clubes que disputam campeonatos importantes e que no mínimo e é feita a cobertura dos jogos: América-MG, Ceará, Criciúma, Avaí, Joinville, ABC, Atlético-GO, Paraná e por aí vai…

E nada de Portuguesa aparecer…

Mas de vez em quando a Portuguesa aparece na grande mídia, afinal temos história no futebol. Mas se resume basicamente aos rebaixamentos ou quando inovamos como no caso de sucesso dos nossos patrocinadores. E para o uma parte da torcida da Portuguesa a história acaba aqui.

Porém boa parte da torcida da lusitana é guerreira e não desiste de saber as informações e fofocas das alamedas do Canindé.

Basicamente quem faz uma cobertura mais próxima da Portuguesa são:   equipe_lider_1

A Equipe Líder divide muitas opiniões devido ao Alexandre Barros que participa da vida política do clube e faz uso do microfone para tal (Acho justo, visto que a equipe esportiva é dele. (Não estou falando que concordo com as opiniões deles)). Porém trás grande simpatia a figura do Paulo Sodate que comparece praticamente a todos os treinos e fez do seu Facebook um canal de informações.

NET-LUSA-300x102

O NetLusa é o site mais acessado pelo torcedor da Portuguesa. Que além da cobertura próxima, também trás muitas informações de bastidores. Tendo inclusive, boa parte de suas matérias sendo reproduzidas em outros veículos sem o devido crédito.

web-radio-lusa

A WebRadioLusa é ponto obrigatório de todo o fanático rubro verde. Sempre transmitindo os jogos do time e com os programas de debate. Sempre com uma visão perto com a do torcedor.

hqdefault

Programa Paixão Lusa na Triannon. Comandado pelo respeitadíssimo Antônio Quintal. É um espaço para notícias e reflexões da Lusa, além do microfone aberto ao torcedor.

images

Jorge Nicola em sua coluna no diário de São Paulo dificilmente deixa de escrever as novidades do Canindé. E agora na ESPN vem procurando sempre que possível levar informações.

Agora a pergunta: Não é muito pouco para um clube do tamanho da Portuguesa?

Quando o Criciúma joga, tem de três a quatro rádios de Santa Catarina acompanhando…. Em Ribeirão Preto quando Botafogo e Comercial jogam vem uma comitiva de repórteres atrás…. Com o Guarani que considero igualmente grande é idêntico, inclusive com uma excelente cobertura das emissoras de TV’s locais…

Por que nas rádios de São Paulo só se fala dos outros quatro times?

Por que só o Esporte Interativo fez uma cobertura descente da Lusa e da Série C?

Por que só Jorge Nicola trás nos jornais informações do clube?

Não estou pedindo que façam caridade. Pois cobrir a Portuguesa vai levar audiência e patrocínio a estas empresas. Nossa torcida é carente de informações.

E a diretoria o que faz para mitigar tudo isso?

Em 2014 ocorreu uma parceria com a Cunha & Vaz que fornecia um conteúdo de qualidade a torcida e que foi cancelado por falta de pagamento. Algo em torno de 30 mil reais mensais. Mesmo em dificuldades, vejo esse valor como investimento. Pois, além de preencher uma lacuna ainda traia uma maior visibilidade da Portuguesa no mercado.

Vamos deixar a paixão de lado e pensar com a razão… Cobrando destes veículos e do próprio clube um tratamento condizente com o tamanho da Portuguesa.

Os demais podem nos considerar pequenos. Nós, que não podemos nos considerar pequenos.

 

Rating: 3.0/5. From 1 vote. Show votes.
Please wait...
Voting is currently disabled, data maintenance in progress.

Comments

comments

6 comentários em “Porque a Portuguesa não aparece na mídia?

Fechado para comentários.