A PORTUGUESA É A 23ª MARCA DE MAIOR VALOR DO FUTEBOL BRASILEIRO

Um estudo realizado pela consultoria e auditoria BDO colocou novamente a Portuguesa entre as 40 marcas mais valiosas do futebol brasileiro.

A Portuguesa ocupa a 23ª posição entre os 40 clubes pesquisados. Esse estudo é realizado desde 2009 e leva em consideração 40 indicadores, sendo que os três de maior importância são: torcida (potencial de consumo), mercado (onde o clube se localiza) e receita (o que o clube consegue reverter com a sua marca). A consultoria não leva em consideração o patrimônio físico dos clubes.

A marca da Lusa tem um valor calculado em 2017 de R$ 36 milhões um pouco abaixo dos R$ 41,9 milhões alcançados em 2016. Esse valor deixa o time rubro verde na 23ª colocação uma posição abaixo do ano anterior. Em comparação a 2014, onde foi obtido o melhor resultado dos últimos cinco anos, a queda foi de 58,8%.

Um dado interessante é que a Portuguesa tem a sexta maior marca do estado de São Paulo, atrás do: Corinthians (R$ 1.593,9 milhões), Palmeiras (R$ 1.123,8 milhões), São Paulo (R$ 994,8 milhões), Santos (R$ 402,8 milhões) e Ponte Preta (R$ 45,2 milhões). E ocupa a 12ª posição entre os times da região sudeste.

Confira o comparativo da marca da Portuguesa nos últimos cinco anos:

2013: R$ 51,4 milhões (16ª posição)

2014: R$ 61,2 milhões (18ª posição)

2015: R$ 58,4 milhões (19ª posição)

2016: R$ 41,9 milhões (22ª posição)

2017: R$ 36,0 milhões (23ª posição)

Fonte: Análise BDO

Confira como ficou dividido as forças da Portuguesa na pesquisa:
  1. Mercado com 56% (R$ 20,16 milhões)
  2. Torcida com 28% (R$ 10,08 milhões)
  3. Receitas com 16% (R$ 5,76 milhões)

Fonte: Análise BDO

Outra curiosidade é que porcentualmente a Portuguesa ocupa a primeira posição no quesito força do mercado que representa 56% do valor da sua marca. Estando bem a frente do segundo colocado Criciúma que tem 45%.

Já em comparação ao porcentual das suas receitas, a Lusa fica a frente apenas de três clubes: Guarani (9%), Juventude (14%) e Fortaleza (15%). E fica empatada com o Remo (16%).

Em comparação a força da sua torcida a rubro verde fica na frente apenas desses três clubes: América-MG (23%), Criciúma (23%) e Chapecoense (24%).

Torcedores

 

Nos siga:

YouTube

Twitter

Facebook

Orgulho de Ser Lusa – Reunindo tudo sobre a Portuguesa

Rating: 5.0/5. From 7 votes. Show votes.
Please wait...
Voting is currently disabled, data maintenance in progress.

Comments

comments

1.941 comentários em “A PORTUGUESA É A 23ª MARCA DE MAIOR VALOR DO FUTEBOL BRASILEIRO

Fechado para comentários.